O Hospital Regional de Dourados é o primeiro do país fora das capitais a ser escolhido pelo Ministério da Saúde para integrar a Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão do SUS (Sistema Único de Saúde), como parte do programa Agora Tem Especialista em Mato Grosso do Sul.
Funcionando em caráter ainda experimental, como policlínica regional, o HRD será inaugurado oficialmente pelo governador Eduardo Riedel no dia 20 de dezembro, data do aniversáio da cidade, quando também vai receber o serviço de “UTI Inteligente” (Unidade de Terapia Intensiva).
O uso de tecnologias, como inteligência artificial e big data, pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência, além de tornar o diagnóstico e a assistência especializada mais rápidos e precisos. O foco será em cardiologia e neurologia.
“Juntamente com a equipe do Ministério da Saúde não medimos esforços para viabilizar o financiamento deste projeto. A criação dessa rede é muito importante e vai beneficiar a população com tecnologia de ponta, que diminuirá cinco vezes o tempo de espera, além de diagnósticos mais precisos”, afirma a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Ao todo, serão 14 UTIs inteligentes, nas cinco regiões do País, que irão funcionar de forma interligada. Além de Dourados, as demais unidades serão distribuídas por doze capitais brasileiras: Manaus (AM), Belém (PA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).