O secretário estadual da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, está cotado para assumir a coordenação da campanha eleitoral pela reeleição do governador Eduardo Riedel (PP). Atualmente, ele é o responsável pela articulação política do Governo, posição que assumiu no liugar do ex-secretário Eduardo Rocha, marido da ministra Simone Tebet, que deve tentar novo mandato de deputado estadual.
Reportagem do Correio do Estado, assinada pelo jornalista Daniel Pedra, relata que, mesmo tendo obtido quase 40.000 votos nas eleições de 2022 para a Câmara Federal, Waltinho estrá sendo convencido a agora abrir mão de nova disputa eleitoral.
Filiado do PP, partido que recebeu no ano passado o governador Eduardo Riedel, articulação que contou também com movimento nacional pelo fortalecimento da nova federação com o Unão Brasil, Walter Carneiro Junior "se encaixa bem nessa missão de planejar, organizar e executar as atividades estratégicas e operacionais da campanha", avaliam aliados do governo.
Waltinho está sendo sondado para gerenciar a equipe, diante das habilidades já demonstradas no controle de interesses dos governantes e lideranças municipais em relação ao Estado.
O jornalista do Correio do Estado escreve que o secretário está preparado e tem cumprido à risca os desafios diante de crises iminentes. "Articula alianças, monitora adversários e toma decisões administrativas que vão garantir que a campanha siga o plano definido", analisa.
“Estou cotado, sim, para ajudar, talvez como coordenador da campanha eleitoral, porém, caso não seja, vou participar do processo, afinal, a Casa Civil já faz essa articulação política do governo estadual, portanto, é natural que meu nome seja cotado”, confirmou Waltinho, procurado pelo jornal.
Construindo ambientes
Desde que assumiu o cargo no ano passado no lugar de Eduardo Rocha, Walter Carneiro Jr. tem contribuído para construir um ambiente político estável, pautado no diálogo e na cooperação institucional aos prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais, para permitir ao Estado avançar com segurança na aprovação de projetos estratégicos e na execução de investimentos que impactam diretamente a vida da população.
Essa articulação coordenada pelo secretário que atua como elo entre os diferentes poderes e esferas da gestão estadual tem garantido a tramitação tranquila de projetos de lei fundamentais ao Governo na Assembleia Legislativa para o desenvolvimento do Estado, assegurando respaldo político às ações estruturantes propostas por Riedel.
“Entramos no último ano desta legislatura com a convicção de que as principais entregas do governo só serão possíveis porque construímos uma relação sólida com a Assembleia Legislativa, com a bancada federal e com os prefeitos. Essa parceria é o que garante governabilidade, segurança política e resultados concretos para a população de Mato Grosso do Sul”, ressalta Waltinho.
O chefe da Casa Civil de Riedel garante que esse modelo de governança compartilhada reflete diretamente nos resultados da gestão, com aproximadamente 88% das metas do plano de governo já cumpridas."Consolidamos uma marca baseada na transformação social, na geração de oportunidades e na melhoria da qualidade de vida da população", garante o secretário.