O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), entra em período de férias a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de dezembro. Durante a ausência, quem assume interinamente o comando do Estado é o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), que ficará à frente da administração até 16 de janeiro.
Antes do início do recesso, Riedel promoveu uma série de reuniões estratégicas com o primeiro escalão do governo. No dia 23, ele se encontrou com os secretários na Secretaria de Fazenda, onde foram discutidos o fechamento do ano fiscal, a avaliação de indicadores e o planejamento das próximas ações do Executivo estadual.
A agenda de balanço teve início ainda no dia 17, quando o governador reuniu todo o secretariado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo para uma reunião ampliada. No dia seguinte, Riedel também concedeu entrevista coletiva à imprensa, ocasião em que fez uma avaliação do ano e apresentou perspectivas para 2026.
Ao todo, Eduardo Riedel ficará afastado do Estado por 18 dias, entre 29 de dezembro de 2025 e 16 de janeiro de 2026, período que marca o último ano de seu primeiro mandato à frente do Executivo sul-mato-grossense. Durante esse intervalo, Barbosinha assume oficialmente a Governadoria.
Para formalizar a licença, o governador encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), solicitando autorização legislativa para se ausentar do Estado durante o período de férias.