O novo secretário da Casa Civil do Governo, Walter Carneiro Júnior, que assumiu recentemente o comando da pasta, promoveu nesta semana o segundo ciclo de reuniões de agentes municipais da Casa Civil de Mato Grosso do Sul para alinhar ações que visam fortalecer a presença do Governo do Estado nos municípios do interior
Durante a reunião, foi oficializada a nomeação de Tiago Mariano como secretário-executivo de Gestão Política no Interior. Ele destacou que o trabalho está voltado para a construção do planejamento estratégico de 2026 e para a criação de um calendário integrado de ações municipais.
“A proposta é organizar um cronograma permanente de visitas e agendas, permitindo que a Casa Civil esteja cada vez mais próxima das gestões municipais”, explicou Tiago Mariano. Segundo ele, a intenção é aproximar os agentes regionais da estrutura estadual, garantindo que as demandas identificadas “na ponta” sejam rapidamente encaminhadas às áreas responsáveis.
Nessa estratégia de romper com o vazio de gestão política, principalmente, diante do estilo marcadamente técnico do estilo Riedel de gerir os negócios do Estado, Walter Carneiro Júnior quer reforçar o papel da Casa Civil como elo entre municípios e Governo.
“Os agentes estão na base, conhecem de perto as necessidades das cidades. Nosso compromisso é ampliar essa ponte, assegurando que as demandas cheguem e retornem com soluções efetivas”, afirmou o secretário, certamente de olho na 'colheita política' para assegurar a recondução de Riedel ao comando do Estado para os próximos quatro anos.
Avaliação e novos rumos
O encontro também marcou o início das avaliações do terceiro ano de Governo de Eduardo Riedel, com foco no balanço das ações já desenvolvidas e na construção do planejamento para 2026. A secretaria-executiva de Gestão Política do Interior terá papel central nesse processo, coordenando o fortalecimento do trabalho dos agentes regionais em parceria com prefeituras, câmaras de vereadores e órgãos estaduais.
As reuniões com os agentes passarão a ser mensais, na sede da Casa Civil. Eles também terão autonomia para se deslocar à Capital sempre que necessário para acompanhar prefeitos, vereadores e demais gestores municipais. Paralelamente, a secretaria-executiva do Interior iniciará uma agenda de visitas aos municípios, para acompanhar de perto a atuação dos órgãos estaduais e dialogar com lideranças locais, principal 'distanciamento' detectado após o fim do terceiro ano da gestão.
Esse desafio dado por Waltinho Carneiro a Tiago Mariano visa fazer com que a equipe venha a participar, mais efetivamente, da construção da agenda do Governo estadual no interior, reforçando a necessidade de integração contínua com os municípios. “Vamos trabalhar cada vez mais para aproximar os gestores municipais do Governo do Estado e garantir agilidade no atendimento das demandas regionais”, promete Mariano, diante da missão de 'comprometer' de fato os gestores municipais com o projeto 26 do gestor estadual,