Uma facção criminosa investigada por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão, agiotagem e controle territorial é alvo da megaoperação ‘Cartório Central’, em Mato Grosso do Sul e outros cinco estados, na manhã desta quarta-feira (14).
Segundo a Polícia Civil, a megaoperação cumpre 471 mandados, sendo 225 de prisão preventiva, 225 de busca e apreensão e 21 bloqueios e indisponibilidade de valores em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Acre e em São Paulo.
O intuito da megaoperação é desarticular a estrutura da facção, identificar e responsabilizar seus integrantes, bem como interromper o fluxo financeiro ilícito e reduzir o poder de atuação do grupo na região.
Desde as primeiras horas da manhã, um grande efetivo de policiais civis está nas ruas desses estados para cumprimento dos mandados, já que mais de 450 ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste (MT) estão sendo cumpridas.
Os materiais apreendidos nesta quarta-feira (14) serão analisados para novos procedimentos que devem identificar outros envolvidos na organização, segundo o delegado Rodolpho Bandeira.
“A operação, com grande número de mandados e suspeitos identificados, representa um passo importante no combate ao crime organizado, na proteção da sociedade e no enfrentamento às facções criminosas que buscam se estruturar no interior do Estado e expandir sua atuação para outras unidades da federação”, pontuou o delegado.