O Progressistas (PP), partido liderado pela senadora Tereza Cristina em Mato Grosso do Sul, promoveu neste sábado (4) o ato de filiação de cinco prefeitos, dois ex-prefeitos e quatro membros do alto escalão do Governo do Estado,visando fortlecer a legenda no projeto de reeleição do governador Eduardo Riedel, recente aquisição do partido.
Os novos prefeitos filiados ao PP são Cassiano Maia (Três Lagoas), Marcelo Pé (Antônio João), Gilson Cruz (Juti), Vitor Cunha, o “Malakias” (Japorã), e Jean da Saúde (Deodápolis). Todos eles deixaram o PSDB, partido que enfrenta ameaças de esvaziamento após as saídas de suas duas principais lideranças, o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, que ingressou no PL em setembro.
O partido de Tereza Cristina também acolheu os ex-prefeitos Hélio Pellufo e a esposa Vânia Peluffo, de Ponta Porã, e Marcelo Iunes, de Corumbá.
Do Governo do Estado, Riedel levou para o Progressistas a secretária de Cidadania, Viviane Luiza da Silva; a secretária-adjunta de Governo, Ana Carolina Nardes; o subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários, Fernando da Silva Souza; e o secretário de Gestão e Estratégia, Rodrigo Peres, cuja filiação já havia sido formalizada em agosto.
O delegado de polícia aposentado e presidente da Adepol-MS, André Matsushita, também assinou a ficha de filiação.
Durante o encontro, o governador Eduardo Riedel apresentou um panorama sobre a situação estadual e a senadora Tereza Cristina abordou o cenário nacional. O deputado federal Dr. Luiz Ovando e o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, também se manifestaram sobre o quadro eleitoral para 2026, juntamente com o decano da Assembleia Legislativa, deputado Londres Machado.
A prefeita da Capital, Adriane Lopes, e o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de lideranças de outros partidos, como o ex-prefeito Valdir Sartor (PSD), de Deodápolis e o atual prefeito Lucas Foroni, do MDB de Rio Brilhante, prestigiaram o evento organizado pelo PP na capital do Estado.