Com 453 espécies, 239 tanques e 5 milhões de litros de água, o Bioparque Pantanal é considerado o maior aquário de água doce do mundo. Inaugurado em 2022, o aquário gigante fica em Campo Grande e visa trazer a total imersão ao ecossistema pantaneiro para o público. Veja o vídeo acima.
Desde a abertura, o aquário já recebeu mais de 1 milhão de visitantes e abriga 458 espécies, incluindo seis de animais ameaçados de extinção. Neste tempo, já foram registradas 330 reproduções entre os animais que vivem no Bioparque.
O Bioparque Pantanal é o único aquário público do mundo com espécies exclusivas de peixes neotropicais, animais que vivem em águas doces nas Américas do Sul e Central. O local abriga o maior acervo da espécie cascudo já reunido, com 81 espécies provenientes do Pantanal e da Amazônia.
As espécies são dividias em:
O Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN) já registrou 89 reproduções, somando 6.550 filhotes e 45.550 indivíduos no total ao longo destes três anos.
Entre os moradores do Bioparque, estão os axolotes, considerados os "monstros aquáticos". Ameaçado de extinção no México, a espécie exótica de salamandra, os animais chegaram ao local após serem resgatados do tráfico pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Miranda (MS).
O Axolote (Ambystoma mexicanum) é um dos animais mais estudados pela ciência devido àincrível capacidade de regeneração. Ele consegue reconstruir membros, órgãos e até partes do cérebro e do coração sem deixar cicatrizes, o que o torna um modelo essencial para a biologia regenerativa.
O Bioparque Pantanal também abriga a Pirambóia, um peixe pré-histórico conhecido como “fóssil vivo”. A espécie chama atenção por precisar subir à superfície para respirar, comportamento raro entre os peixes. Além dos animais curiosos, o aquário abriga espécies de diferentes biomas brasileiros e de todos os continentes.
Com vários tanques, Bioparque do Pantanal é o maior aquário de água doce. — Foto: Renata Fontoura
Com 21 mil metros quadrados de área construída, o Bioparque Pantanal impressiona pela arquitetura assinada por Ruy Ohtake, que fez um teto inspirado em escamas de peixe, símbolo da conexão entre o prédio e a paisagem pantaneira.
Os tanques do Bioparque Pantanal são organizados em cenários que recriam ambientes naturais, permitindo que o visitante tenha experiência próxima à da natureza. Entre eles estão o túnel da floresta inundada da Amazônia, o aquário dos jacarés do Pantanal, o espaço dos peixes de Bonito e o aquário do banhado.
O local também é adaptado para o atendimento a pessoas com deficiência. O espaço também incentiva o turismo acessível e promove a inserção desse público no mercado de trabalho.
Bioparque do Pantanal conta com vários tanques de água doce. — Foto: Renata Fontoura
O Núcleo de Pesquisa e Tecnologias (NUPTEC) tem papel essencial nas pesquisas voltadas à preservação e ao entendimento do ecossistema local. O trabalho é dividido em quatro áreas principais:
Entre os feitos científicos, estão 20 reproduções inéditas no mundo e 15 no Brasil. O local registrou a primeira reprodução no mundo do cascudo-viola (Loricaria coximensis), uma espécie ameaçada de extinção.
O peixe, que mede cerca de 9,6 centímetros, é encontrado apenas no rio Coxim. O feito é considerado um marco para a pesquisa e preservação da espécie. Veja a foto abaixo:
egundo o Imasul o cascudo-viola mede apenas 9,6 centímetros de comprimento e ocorre apenas no rio Coxim — Foto: Imasul/Reprodução
Bioparque do Pantanal tem área externa. — Foto: Renata Fontoura
💡 Entrada gratuita
🕒 Horário de funcionamento
🌐 Agendamento
O agendamento é obrigatório e deve ser feito pelo site oficial do Bioparque Pantanal, clique aqui e faça a reserva.
📅 Vagas diárias
♿ Cotas de acessibilidade