Católicos de Campo Grande (MS) se preparam para o Holywins, movimento anual contra o Halloween, a festa que celebra as bruxas e criaturas assustadoras em 31 de outubro.
Por considerar a efeméride uma apologia e culto ao “maligno”, as igrejas se unem e organizam o evento, que tem a intenção de combater a proposta do Dia das Bruxas.
Na ocasião, ao invés de se fantasiar de seres horripilantes, os católicos propõem que as crianças se vistam de anjos ou santos para os cultos religiosos de suas comunidades.
Imagem vem sendo compartilhada por católicos nas redes sociais. (Divulgação)
Em tradução do inglês, Holywins significa algo como “A santidade vence”, sendo justamente este o tema da festa cristã. Além de ser o oposto do Halloween, o evento se baseia na data por ser véspera de 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos.
Normalmente, o costume é vestir as crianças com roupas que lembrem figuras santas e a devoção dos católicos. Há ainda o compartilhamento de alimentos e doces temáticos, bem como contação de histórias relacionadas às trajetórias dos religiosos canonizados pelo Vaticano.
Em Campo Grande, várias paróquias estão se organizando para a ocasião. A São José, por exemplo, fará o Holywins neste sábado, dia 1º de novembro.
A festa tem o ingresso a R$ 15, com comida e bebida inclusas, e contará com: Santa Missa com procissão de entrada das crianças fantasiadas às 14h, desfile das fantasias às 15h, Festa dos Santos às 15h30 e encerramento às 17h30.
Já a Paróquia São João Bosco deixou a celebração temática para domingo (2), Dia de Finados. A missa de todos os santos, às 10h, convida as crianças a irem paramentadas de santos e anjos.