O governador Eduardo Riedel (PP), terá uma agenda especial nesta semana ao lado do presidente do Paraguai, Santiago Peña, que visita Campo Grande para tratar de projetos estratégicos de integração regional.
Além da capital sul-mato-grossense, Peña também deve percorrer cidades da fronteira, como Dourados, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo. O principal tema das reuniões será a Rota Bioceânica, corredor logístico que pretende interligar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
O projeto é considerado fundamental para a competitividade do agronegócio sul-mato-grossense e para ampliar a presença do Estado no comércio internacional. A expectativa é que a rota reduza em até 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Centro-Oeste brasileiro até os portos da Ásia, além de diminuir custos de frete.
Para Riedel, a iniciativa transforma Mato Grosso do Sul em protagonista global na área logística.
“A Rota Bioceânica representa um divisor de águas para o futuro. Ela amplia a eficiência do escoamento, encurta distâncias, reduz custos e reposiciona o Centro-Sul do Brasil no comércio internacional, tornando Mato Grosso do Sul uma potência agroambiental. E o Paraguai também está de olho nesse mercado, pois abre uma rota única para dois oceanos”, afirmou o governador.
A visita reforça a parceria entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, com foco em oportunidades comerciais e fortalecimento das relações bilaterais.