A UFGD confirmou a cerimônia de inauguração do Prédio da Reitoria, construído no campus II para esta terça-feira (30), às 10 horas. O ato terá a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, que chega ainda nesta segunda (29) ao Estado.
Ele cumpre agenda na Capital e já avisou que estará em Dourados na terça, onde também pretende conhecer as futuras instalações do setor ampliado da UMC, a Unidade da Mulher e da Criança que está sendo construída junto ao HU, o Hospital Universitário da UFGD, a qual vai visitar no começo da tarde.
Uma longa história
O espaço que vai abrigar a Reitoria, as pró-reitorias e setores administrativos hoje localizados na Unidade 1, além da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, atualmente instalada na Unidade 2, começou a ser construído em 2009 e foi paralisado por conta de instabilidade na troca de gestões. A UFGD chegou a ter reitores provisórios até que o MEC confirmou a eleição do professor Jones Gari Goettert.
O investimento total na obra foi de R$ 11.836.902,49. Após paralisações, a retomada foi viabilizada em 2023 por meio de emendas parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul, recursos das Leis Orçamentárias de 2024 e 2025 e arrecadação própria de 2025, somando R$ 9,8 milhões.
O caminho até a conclusão foi desafiador. Em 2013, após 58% do projeto executado, o contrato com a primeira empresa foi rescindido por descumprimento de prazo. Uma tentativa em 2014 fracassou na licitação, e outra em 2019 não avançou por falta de recursos. Em 2021 a UFGD contratou uma empresa especializada para elaborar um laudo técnico para avaliar as condições da estrutura e propor soluções. E, em 2023, de posse das soluções propostas para o tratamento e reforço da estrutura em concreto armado, a obra foi finalmente retomada para ser entregue agora.