O cartão de confirmação de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi disponibilizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nele, os candidatos podem consultar informações como o local de prova, número de inscrição e horário das provas.
O Enem será aplicado em duas etapas, nos dias 9 e 16 de novembro, ambos domingos, em todo o país. Para acessar o cartão e saber onde fará a prova, o estudante deve acessar a Página do Participante, no site do Inep.
No cartão de confirmação, é possível também registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Em Mato Grosso do Sul, o Inep confirmou 57.941 inscrições nesta edição do exame. Desse total, 22.692 candidatos são estudantes cursando a última série do ensino médio. Além disso, 32.626 inscrições foram gratuitas, enquanto 25.315 são inscrições de não pagantes.
São quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h do horário de Brasília. O início do exame será às 13h30. No primeiro dia, as provas irão terminar às 19h. No segundo dia, o término é às 18h30. O período de inscrições ocorreu entre 26 de maio e 6 de junho.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Instituições de ensino públicas e privadas adotam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que tenham convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.