Após quatro horas de quebra-cabeças, o sentimento de muitos dos quase 30 mil candidatos inscritos ao Processo Seletivo 2025 da SED (Secretaria estadual de Educação), realizado na tarde deste domingo (7), estimam uma 'chuva' de recursos diante da complexidade da prova aplicada. O gabarito oficial preliminar será publicado na próxima terça-feira (9), de acordo com aplicadora do processo.
O período para contestar as questões e respostas passa a valer desde a publicação até o dia seguinte, quarta-feira (10). Após análise dos recursos, o gabarito oficial definitivo será divulgado no dia 22, assim como o resultado oficial da prova objetiva. A partir daí começa a fase de recursos até o dia 23 de dezembro.
De acordo com grupos de candidatos, questões podem ter sido 'plagiadas' de outros concursos para diferentes profissões e o processo seletivo ainda foi recheado de questões duvidosas, que podem - e deverão - ser questionadas nesse período.
O resultado definitivo da prova objetiva será divulgado no dia 6 de janeiro de 2026 e a classificação preliminar dos candidatos aprovados em todas as fases está prevista para sair no dia 26 do mês que vem.
A prova deste domingo foi composta por cinco questões de conhecimentos de legislação educacional; 10 de conhecimentos pedagógicos; e cinco de conhecimentos específicos da etapa/componente curricular. A avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, teve 30 questões de múltipla escolha, cada qual contendo cinco alternativas, sendo uma única alternativa correta por questão.