Após um período de mais de quatro anos fechado, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, está vivendo uma intensa e promissora retomada.
O retorno das operações aéreas não apenas restabeleceu a conexão da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul com o país, mas também gerou um impacto significativo na economia e no ambiente de trabalho do terminal.
Administrado pela Infraero, o aeroporto, que reabriu este ano, já demonstra números relevantes.
José Osman, gerente do local, destaca que foram gerados 70 empregos diretos e a expectativa é de um aumento de 30% a 40% neste efetivo nos próximos meses.
Fluxo de passageiros nesta quinta-feira (27). Foto: Clara Medeiros
Alta ocupação impulsiona a estrutura local
A demanda por voos superou as expectativas. Atualmente, os voos da Latam, única companhia a operar no município, registram uma ocupação de 94% a 96%.
A320 pousou pela primeira vez em Dourados nesta quinta-feira (27). Foto: Clara Medeiros
Conforme Juliano Domingos, assessor especial da prefeitura no aeroporto, a alta procura é tão evidente que, nesta quinta-feira (27), a companhia escalou uma aeronave de maior capacidade, o Airbus A320neo, com espaço para 170 passageiros, para operar na rota.
O aumento do fluxo de passageiros também movimentou a estrutura do terminal.
O local conta hoje com uma cafeteria e um box de essências e sabonetes, além de abrigar um ponto fixo de 12 taxistas, somando-se aos motoristas de aplicativos que circulam pela área.
Taxistas sentem a demanda na ponta
Ninguém percebe a mudança na rotina do aeroporto de forma tão direta quanto os profissionais de transporte.
Maria de Fátima Batista Costa, uma taxista com 15 anos de atuação no aeroporto, descreve a diferença entre o período de paralisação e a retomada.
“Graças a Deus, né? Voltou e tem bastante demanda. Os clientes estão voltando tudo. Isso está muito bom”, disse Maria de Fátima ao Dourados News.
Maria de Fátima também antecipa que a alta demanda deve impulsionar o aumento do número de profissionais no ponto fixo.
“O pessoal do aeroporto já está providenciando para aumentar o ponto fixo e mais taxistas virem para cá” afirmou.
Ela também observa a variação de dias mais movimentados, indicando a segunda-feira como o pico de demanda.
Voos diários e mais frequências a partir de 2026
Aeronave A320 chegando ao Aeroporto de Dourados nesta manhã - Foto: Clara Medeiros/Dourados News
A Latam iniciou as operações com três frequências semanais sendo nas segundas, quintas e sextas-feiras. No entanto, a alta ocupação já garante um futuro com maior conectividade.
Em março de 2026, a companhia dobrará o número de frequências, passando a realizar voos também às terças, sábados e domingos, consolidando a operação no aeroporto.
A partir de 1º de abril do ano que vem, a Latam preencherá o “hiato” e passará a ter voos diários (incluindo as quartas-feiras) ligando Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Ocupação dos voos tem superado 90% - Foto: Clara Medeiros/Dourados News