Durante as comemorações pelos 90 anos de Dourados, o governador Eduardo Riedel entregou neste sábado (20) um conjunto de obras e equipamentos que reforçam a infraestrutura urbana e o apoio às cadeias produtivas do município. Entre os destaques está a conclusão das intervenções na Avenida Coronel Ponciano, uma das vias mais movimentadas e estratégicas da cidade, além da entrega de um caminhão refrigerado para fortalecer a política de segurança alimentar.
Com investimento de R$ 37,7 milhões do Governo do Estado, a Avenida Coronel Ponciano passou por um amplo processo de modernização, que incluiu pavimentação asfáltica, recapeamento, drenagem de águas pluviais, sinalização viária e a implantação de ciclovia. A obra melhorou significativamente a mobilidade urbana ao garantir a ligação entre as regiões Norte e Sul de Dourados, no trecho entre a Avenida Marcelino Pires e a BR-163.
Ao se referir às agendas prioritárias para Dourados, o governador Eduardo Riedel afirmou que o governo estadual continuará atendendo as demandas centrais da população da Grande Dourados, consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional e para a qualidade de vida da população.
Os serviços foram iniciados em setembro de 2022 e resultaram na duplicação de quase três quilômetros da via, entre a BR-163 e a Rua Palmeiras, além da revitalização completa de outros 1,5 quilômetro, no trecho que segue até a Avenida Marcelino Pires. O projeto também contemplou a instalação de 22 pontos de ônibus, ampliando a segurança e o conforto de pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.
Diante de reclamações que ecoaram, nos últimos meses, pela Câmara de Vereadores principalmente, questionando a qualidade do serviço realizado na via, o governador admitiu, ao falar com a imprensa que a Coronel Ponciano "é uma obra que deu muitos problemas e foi sendo aprimorada". Ele concordou que, em alguns pontos, o projeto original tinha problemas, e depois houve questões de execução. "O que depende de execução está sendo cobrado da empresa, que já fez várias recomposições, e esse é um processo de cobrança permanente do Estado em relação aos seus fornecedores”, justificou o governador. Vários trechos da pavimentação tiveram que ser remendados antes da entrega oficial.
Além da obra viária, o Governo do Estado entregou um caminhão refrigerado adquirido por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos. Avaliado em R$ 541 mil, o equipamento será utilizado para apoiar a logística de alimentos, fortalecendo a produção local e contribuindo para políticas de combate à insegurança alimentar.
Hospital e Uems
Ainda durante as comemorações, além de entregar a obra de pavimentação de uma das vias mais movimentadas e estratégicas do município, o governador Eduardo Riedel participou do ato oficial de funcionamento do Hospital Regional, e vistoriou a obra de construção do restaurante da UEMS, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, também aniversariante do dia. A Uems foi inaugurada em dezembro de 1992 pelo então governador Pedro Pedrossian.