O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso válido das 9h23 de hoje, dia 29, até as 23h59 de amanhã, dia 3, atingindo parte de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Dourados e outras cidades do sul e leste do Estado.
O aviso é de perigo potencial para ‘chuvas intensas’, que podem ficar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
O alerta também é de possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora, mas com “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.
As instruções em caso de rajadas de vento, são para não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, a recomendação é evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e acionar a Defesa Civil (telefone 199) e a Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de dúvidas ou emergências.
Dezembro deste ano tem sido considerado um mês chuvoso, já foram 191.7 milímetros até ontem, dia 28, enquanto a média mensal esperada é de 171.3 milímetros, conforme dados do O Guia Clima da Estação Meteorológica da Embrapa.
O serviço ainda fez um alerta sobre a sensação térmica que está em nível de “atenção”, chegando a 30.7°C, em Dourados.
As temperaturas devem se manter em alta, com mínima de 22°C e máxima de 33°C em Dourados, segundo o Inmet.