O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quarta-feira (15) um alerta de chuvas intensas para Dourados, com grau de severidade de perigo potencial, válido até as 10h de quinta-feira (16).
Segundo o boletim, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O alerta também destaca baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, mas recomenda atenção redobrada durante o período de instabilidade.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, já que há risco de queda e de descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Também é aconselhado não usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades. Em situações de emergência, os órgãos competentes podem ser acionados pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
A previsão para esta quinta-feira (16) indica temperaturas entre 23°C e 34°C, com poucas nuvens. Na sexta-feira (17), os termômetros devem variar entre 23°C e 36°C, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já o sábado (18) deve ter temperaturas mais amenas, com mínima de 17°C e máxima de 26°C, e possibilidade de chuvas acompanhadas de trovoadas.
De acordo com informações do Guia Clima da Embrapa, nesta quarta-feira (15) a temperatura máxima registrada foi de 35,1°C às 14h31, enquanto a mínima foi de 20,3°C às 3h27. Por volta das 15h15, a temperatura era de 34,5°C, com sensação térmica de 37,8°C.