Foram pouco mais de dois anos entre o primeiro diagnóstico de câncer no intestinoe o falecimento da cantora Preta Gil, no último domingo (21). Entre diversas sessões de quimioterapia e cirurgias, Preta sempre fez questão de falar abertamente sobre o que vinha enfrentando, deixando um legado muito maior do que somente sua música.
Suas postagens nas redes sociais e entrevistas não escondiam a dificuldade de lidar com o tratamento, mas mostravam uma vontade intensa de viver e a sabedoria de enfrentar um possível fim da vida com tranquilidade.
Abaixo, nesta reportagem, relembre três ensinamentos deixados por Preta ao longo de seu tratamento:
Mesmo antes do diagnóstico, a cantora sempre foi conhecida por ser uma pessoa que vivia intensamente. E, ao longo das diversas etapas do tratamento, foram inúmeras as vezes em que Preta falou sobre seu amor pela vida.
Logo após o primeiro diagnóstico, em entrevista ao Fantástico em março de 2023, a artista falou sobre sua fé e sua vontade de estar viva.
“Nunca dei tanto valor à vida, à fé que me move. Quero a cada dia honrar ainda mais essa oportunidade de estar viva", afirmou.
Preta Gil fala sobre o processo de tratamento do câncer
A fé e a vida de Preta também foram celebradas em uma missa no início de 2024, em Salvador. Na época, a cantora se reuniu com a família em uma das principais igrejas do centro histórico da cidade para comemorar a então cura do câncer.
"Essa minha passagem sempre foi sobre alegria, amor, e agora, depois de tudo que passei, ainda mais", celebrou.
E o otimismo e a vontade de viver estiveram presentes mesmo após o retorno do câncer, em agosto de 2024.
Meses após uma cirurgia de 21 horas para retirar os tumores, a artista conversou novamente com o Fantástico para contar sobre o processo de recuperação.
"Ainda tenho muito que viver. Ainda tenho muito que amar. Então, poderia ser um choque muito grande. E isso podia, enfim, me acometer de tristeza, de melancolia. E de jeito nenhum", completou.